planos para dominar o mundo #14
«Um monstruário é um catálogo não convencional - um baú de curiosidades - de onde emerge um imaginário construído em torno de referências literárias.
O exercício taxonómico é uma expressão meta-científica de um desejo de nomear; organizar e classificar – com o intuito de domesticar – as criaturas que assombram esse imaginário. É um compêndio não universal em que cada item é descrito em função das associações líricas que desperta.
A presente exposição reflecte as influências recolhidas pela artista na ilustração científica e nas ambiências da era vitoriana, bem como num profundo fascínio pela estranheza, que não se dissocia de um romatismo vagamente envergonhado.
A artista acredita que as melhores histórias estão povoadas de criaturas bizarras, e que há, na profunda simbologia dos monstros e demónios interiores, o melhor dos pretextos para a elaboração de narrativas. A assombração é apenas uma etapa da familarização. É inevitável, essa ternura ambígua pelos próprios demónios domesticados.
O seu monstruário pretende sublinhar que o mais desconcertante em todas as criaturas assustadoras é não terem ninguém que as compreenda.»
Etiquetas: diz que é uma espécie de portfolio, ilustração, o ponto de vista dos demónios, planos para dominar o mundo
posted by saturnine | 12:15 |
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial