seguir o fio à meada
«Dás reviraoltas ao corpo e à imaginação para afastar a tristeza. Mas quem te disse que é proibido estar triste? A verdade é que, muitas vezes, não há nada mais sensato do que estar triste; todos os dias acontecem coisas, aos outros e a nós, que não têm remédio, ou melhor, que têm esse antigo e único remédio de nos sentirmos tristes.
Não deixes que te receitem alegria, como quem prescreve uma temporada de antibióticos ou colheres de água do mar em estômago vazio. Se deixares que tratem a tua tristeza como se fosse uma perversão ou, na melhor das hipóteses, uma doença, estás perdida: além de triste, irás sentir-te culpada. E tu não tens culpa de estar triste. Não é normal que sintas dor quando te cortas? Não arde a pele se te dão uma chicotada?
Pois, do mesmo modo, o mundo, a vaga sucessão dos factos que acontecem (ou dos que não acontecem) criam um fundo de melancolia. Já o dizia o poeta Leopardi: "Tal como o ar enche os espaços entre os objectos, assim a melancolia enche os intervalos entre um prazer e outro."
Vive a tua tristeza, tacteia-a, desfolha-a aos teus olhos, molha-a com lágrimas, envolve-a em gritos ou em silêncio, copia-a em cadernos, anota-a no teu corpo, anota-a nos poros da tua pele. Pois só se não te defenderes fugirá, por momentos, para outro lugar que não o centro da tua íntima dor. (...)»
Hector Abad Faciolince, Receitas de amor para mulheres tristes
Etiquetas: filosofia e metafísica quotidiana, grandes amores, os livros
posted by saturnine | 20:39 |
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3 Comentários:
e acertaste, claro. gosto muito. :)
se puderes, tenta arranjar o livro (deve haver nas fnacs ou então eles encomendam). do pouco que já li, achei literalmente delicioso, e parece-me que será tanto a tua cara como acho que é a minha. :)
Há mais ou menos 10 anos obriguei um literal filho-da-mãe a oferecer-me esse livro. Como literal filho-da-mãe que é, não entendeu a simbólica de tê-lo obrigado a oferecer-mo...
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial