auto-ajuda para intelectuais #1
«Há vários géneros de fadiga, mas alguns são obstáculos mais importantes à felicidade do que outros. (...)
Outra causa da fadiga, da qual quase nã nos apercebmos, é a presença de estranhos. O instinto natural do homen, como o dos outros animais, é de observar todos os estranhos da sua espécie, com o propósito de descortinar se cada um deles se comportará como amigo ou como inimigo. Esse instinto tem de ser reprimido pelos que viajam no metropolitano nas horas de maior afluência, e o resultado dessa inibição é sentirem uma raiva geral e difusa contra todos os estranhos com quem estão involuentariamente em contacto. (...) Consequentemente, quando chega ao escritório e começa o seu dia de trabalho, o empregado já tem os nervos arrasados e uma tendência para considerar a raça humana insuportável. (...)»
«A maior parte dos homens e mulheres não governam eficazmente os seus pensamentos. Quero com isto dizer que eles não podem deixar de pensar nos assuntos que os atormentam, mesmo quando nesse momento nenhuma solução lhe podem dar. (...) pensam nos problemas que os inquietam, não de forma a encontrar uma linha de conduta firme para o dia seguinte, mas nessa semidemência que caracteriza as agitadas meditações da insónia. De manhã, qualquer coisa dessa demência persiste ainda neles, obscurece-lhes o julgamento, rouba-lhes a calma, de forma que qualquer obstáculo os enfurece.»
«A inquietação é uma forma de medo e todas as formas de medo produzem fadiga. (...) Ora todo o medo aumenta se nãos e examina de perto. (...) O caminho a seguir para lutar contra toda a espécie de medo é pensar nele calma e racionalmente, mas com grande concentração, até que se nos torne absolutamente familiar. Por fim, a familiaridade elimina o terror.»
Bertrand Russell, A Fadiga
in A Conquista da Felicidade
Etiquetas: a troubled cure for a troubled mind, filosofia e metafísica quotidiana, os livros
posted by saturnine | 21:12 |
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3 Comentários:
:)
Nice blog.
:)
oh thank you thank you DR. saturnine!
;)
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial