«Mas fugi dos homens que ostentam a sua elegância e beleza e que nunca têm um cabelo fora do lugar. O que agora vos dizem já o disseram muitas vezes; o seu amor é vagabundo e não se prende a nenhum lado. (...)
Livrai-vos de acerditar nos juramentos de Teseu *; mesmo evocando o testemunho dos deuses, fará convosco o que já fez outras vezes. E tu, Demofontes, herdeiro de Teseu e da sua perfídia, depois de teres enganado Fílis já não podes inspirar confiança.»
A Arte de Amar | Ovídio
Não deixa de ser curioso que para todas as mulheres que te amaram, sejas hoje apenas a vaga memória de um desconhecido, que se te encontram na rua, voltam a cara para o outro lado. Mão no peito e mea culpa não impediram Dante de encontrar Teseu nos infernos**.
_________________________________
* Ulisses não era, afinal, o único canalha da história. aliás, talvez não fosse sequer o pior. com juras de amor e casamento, Ariadne conduziu Teseu são e salvo ao exterior do labirinto, para logo depois ser abandonada, esquecida - votada à sua triste sorte. milénios passam e continuam a arder os corações das que, iludidas, esperam.
** in O Inferno
posted by saturnine | 19:17 |
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial