:: Ilíada ::
# não se atribui qualquer importância à autoria de Ulisses na construção do cavalo de Tróia;
# Menelau é tomado como um fraco, ensombrado e subjugado por um irmão tirânico, sem força para afirmar uma luta pela mulher que reclama;
# Páris e Heitor são dois top-models em pleno desfile de beldades, não esquecendo que entre Páris e Helena se desenrola uma tórrida história de amor e paixão;
# Agamémnon surge-nos como um mercenário sedento de sangue, insidioso e trapaceiro, destruidor de Tróia e violador de Helena (!!!!!!!);
# Aquiles foi transformado num triste gladiador americano, inescrupuloso, lacaio do mercenário Agamémnon;
# a vil traição de Clitmnestra é milagrosamente eufemizada, e o brutal assassínio de Agamémnon apresenta-se-nos como acto de justiça, a própria Clitmnestra como a vingadora da pobre Helena e da morte da filha Ifigénia.
que o povo precise de entretenimento, eu percebo. que o povo se entusiasme mais com histórias aventuras e paixões acesas, com grandes dramas amorosos, em que há bons (muito bons) e vilões (muito maus), também percebo. que não interesse ao cinema comercial as grandes áreas cinzentas entre o bem e o mal onde se desenrola a acção da guerra de Tróia, também percebo. mas não percebo o gosto em deturpar, falsear, transformar a hitória numa coisa que ela não é, fazer dos personagens marionetas sem graça, humilhando assim toda a eloquência de uma grande epopeia. posso ser eu que esteja a ver isto do ângulo errado. mas não gosto de filmes assim.
Etiquetas: filmes, livro de reclamações, mitologias
posted by saturnine | 10:37 |
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