:: medo do medo do medo ::
foi o Luís que me fez regressar a este tema. o medo do medo. aquilo que, mais que qualquer coisa, arruina um sorriso, mesmo num dia de sol.
consideremos o medo como um castelo perdido no meio da floresta, embrenhado na noite negra; no seu interior sucedem-se labirínticos corredores, caminhamos entre paredes na total escuridão qual minotauro exilado da sua própria humanidade. o medo do medo é o coração do abismo. é o olhar para o centro do vazio até que o vazio começa também a olhar para dentro de nós. não é só, mas essencialmente, pelas metáforas que esta ideia me fascina. saber que assim o inferno afinal somos nós, e pior que isso, que o trazemos por dentro, à medida da nossa própria invenção. mesmo assim, ostentar as feridas depois de secas pelo sol, encontrar abrigo nessa luz renovada que é própria do verão, saber que há sempre, para contrapor a todo o escuro que existe, um excesso de luz próximo do silêncio, do sossego.
parte II
estes poderiam os livros da minha vida, ou melhor, do meu crescimento, quando as dores se moveram das pernas pequeninas para o peito apertado. o nome, e depois a afectividade evocada, recolhe a substância mais exacta de um certo quarto escuro dentro de mim que me olha e tudo sabe, que está adomercido, mas presente. não me envergonho deste fascínio pelas olheiras, pela evidência em mim de que uma noite longa e funda tatuou o meu corpo das marcas indeléveis da insónia que, à força de manter os olhos abertos, me ensinou a ver.
parte III
Bauhaus | In fear of fear
You fear the lesson
And fear to walk
And fear to pass on
Your fear to talk
The teacher was feared
Your parents too
Then you became
The fear of you
Fear
Look to yourself
Climb over the wall
And see behind
That you're not so small
Then you won't blame fear
When competing's too much
As you fall on your back
As you fail to touch
Fear
And I say to you
When your fear is strong
When you fear your life
Then your fear is wrong
Set free your past
So shredding the skin
Then you won't fear
The fear of sin
Fear
Etiquetas: bauhaus, do medo, miles to go before i sleep, os livros
posted by saturnine | 22:22 |
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
<< Página inicial